15 maio 2016

O HOBBIT - J. R. R. Tolkien

Link para resenha em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1C6ViXAXzIA
 
O Hobbit conta a história de uma aventura de Bilbo Bolseiro. 

O Sr. Bolseiro é um pequeno hobbit, que foi criado por Tolkien. Os hobbits por natureza são muito tranquilos e pacíficos, gostam de ficar em sua casa/toca tomando chá e fumando charuto sem grandes preocupações. Têm uma rotina invejável e pontual. E assim também era com o Sr. Bilbo Bolseiro, até o dia que recebeu a visita de um velho mago, conhecido como Gandalff.
O que era para ser apenas uma tarde de chá com o amigo mago virou uma grande reunião festiva com a presença de muitos anões que Bilbo não conhecia - aqui é importante ressaltar que apesar de que anões e hobbits sejam pequenos a principal diferença entre eles é que os anões são muito trabalhadores e adoram aventuras e festas, já os hobbits não gostam de sair de casa, não gostam de aventuras (ou preferem "evitar a fadiga").
 O Sr. Bilbo Bolseiro foi convidado a participar de uma aventura em busca de um tesouro perdido dessesanões, que estava sendo guardado por um terrível dragão. Apesar de não ser algo que chamasse a atenção do Bolseiro ele se juntou aos anões e ao mago nesta grande aventura.
Durante essa viagem  ficamos conhecendo mais dos personagens e de suas personalidades. Durante a aventura o pequeno Hobbit acaba mostrando seu valor aos anões e acaba sendo muito respeitado pelos companheiros de viagem (que no começo ficaram com um pé atrás quando perceberam que na verdade o Sr. Bolseiro não gostava de sair da sua zona de conforto).
 
A estória é muito conhecida e talvez vocês já tenham visto algum filme de adaptação, entretanto eu preciso ressaltar de que este livro e é muito fascinante.  Nessa estória fantástica conhecemos também criaturas como Elfos, Orcs, dragões e outras criaturas fantásticas.A leitura prende e é muito bem escrita.

É um livro 5 estrelas para quem gosta de fantasia, para quem não é acostumado com esse tipo de livro pode ser considerado como 4 estrelas. Particularmente, eu amei. Leitura recomendada.
Minha edição:
O Hobbit - J. R. R. Tolkien 
Capa do Segundo Filme
Preço: R$ 25,10 até R$ 49,90
ISBN-13: 9788578277314
ISBN-10: 8578277317
Ano: 2013 / Páginas: 320
Idioma: português Editora: WMF Martins Fontes

Fotos:

1) A capa é do segundo filme, não é a minha favorita (já que há várias edições de O Hobbit), mas é uma capa que acho bonita.



2) Na contracapa (quarta capa) temos uma pequena sinopse (ao centro); uma citação do The Sunday Times (no topo); Não é uma contracapa que chama a atenção. Simples. 



3) A lombada é bonita. :)


4) Na primeira orelha temos uma mini-bio de J.R.R. Tolkien.

5) Na segunda orelha temos uma foto do autor e suas principais obras.


6) Logo ao abrir o livro temos uma "folha de guarda"  muito bonita. Uma ilustração de mapa utilizando duas páginas. Obs: acho que são originais do autor.



7) A folha de rosto é muito bonita :) É simples mas muito elegante. 




8) Após temos informações de tradução e seus tradutores.




9) Tem uma nota sobre esta edição (importante).



10) Elementos textuais: Inícios de capítulos...

11) Ilustrações coloridas